fbpx
Connect with us

Cultura

Fãs lotam Estação Ferroviária para comemorar 10 anos de 5ª da Boa Música

Published

on

“Não sei nem como explicar essa noite! Foi bom demais, com uma galera massa, que lotou a Estação. É a melhor coisa a gente tocar aqui nesse espaço democrático. Que energia!”, descreveu o vocalista da banda Sissibonaflá, Roger Figueiredo, no final do show, que comemorou os 10 anos do projeto 5ª da Boa Música, na noite desta quinta-feira (08/08). O show foi vibrante, com muitos sucessos que fizeram o público cantar e dançar junto. A abertura foi com a cantora Jaqueline Nicolau, que trouxe um som acústico com sucessos da MPB e Pop Rock.

A comemoração de aniversário marcou a edição nº 356 do projeto, que foi criado no dia 13 de agosto de 2009, sempre com realização da Prefeitura de Varginha e organização da Fundação Cultural. “Os fãs do projeto compareceram em peso para celebrar esta iniciativa única no Brasil ao revelar os talentos de nossa cidade e região e que oferece gratuitamente, toda quinta-feira, música de qualidade ao público”, destacou Lindon Lopes, diretor-superintendente da Fundação Cultural. “Nosso agradecimento ao prefeito Antônio Silva e ao vice-prefeito Vérdi Lúcio Melo, que possibilitaram que o 5ª da Boa Música se tornasse um sucesso nos últimos 7 anos do projeto”, complementou o superintendente.

Aos 85 anos, dona Eubéia Petrone dançou todas as músicas em frente ao palco junto com o neto Gabriel Félix Petrone e com a esposa dele, Anna Caroliny Teixeira. “Venho de Elói Mendes toda quinta-feira e, quando não posso vir, sinto falta. Eu amo Rock!”, disse ela. “Eu já acompanho o projeto há um tempo e, felizmente, eu trouxe a vó uma vez e ela adorou mais ainda. Hoje é ela que acaba trazendo a gente e incentivando. O 5ª une muita gente, de todos os tipos, e que eu acho que deveria acontecer em todas as cidades. Vida longa e próspera ao 5ª da Boa Música!”, complementou Gabriel Petrone.

“Varginha está de parabéns, pois virou referência com este projeto, que atrai centenas de pessoas de toda região. É uma gratidão muito grande para mim saber que a ideia plantada há 10 anos é um grande sucesso”, ressaltou Rosildo Beltrão, idealizador do 5ª da Boa Música e que comandou a iniciativa por nove anos.

A Guarda Civil Municipal levou uma equipe composta por 12 guardas, que atuou na segurança durante todo o show, que teve ainda apoio da Polícia Militar. “O 5ª da Boa Música é um evento marcante, não só para nós que fazemos a segurança e que gostamos de estar aqui, mas também para toda comunidade varginhense e os visitantes. É uma parceria que veio para ficar”, destacou subinspetor Evaldo.

Para quem não pôde ir a Estação, dá para conferir as fotos e vídeos do aniversário em fb.com/5adaboamusica.

Continue Reading
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cultura

O que a data de quarta-feira de Cinzas representa?

Published

on

Começa, nesta Quarta-feira de Cinzas, a Quaresma. Um período de preparação que antecede a Páscoa, principal celebração cristã em memória à ressurreição de Jesus Cristo.

A Quarta-Feira de Cinzas, tradicionalmente marcando o fim do Carnaval, inicia um período de recolhimento antes da Quaresma para os católicos, marcando o início da preparação para a Semana Santa. Durante as missas, cinzas são colocadas sobre a cabeça dos fiéis ou na testa, cultivando a humildade.

A Quaresma se estende por 40 dias, até o Domingo de Ramos e é praticada por católicos e também devotos da Igreja Ortodoxa, anglicanos e luteranos.

Por ser um período de preparação, a Quaresma é propícia, principalmente na tradição católica, para a realização de jejuns, caridade e oração. Os cristãos se dedicam à reflexão e à conversão espiritual.

Continue Reading

Cidade

Jovem eloiense de 21 anos, revela paixão por ficção e lança sua primeira obra literária

Published

on

João Pedro, de 21 anos, tem sua primeira obra literária lançada em Elói Mendes. Sua jornada como escritor começou por sua paixão por histórias de romance e ficção.

O escritor nos conta que desde pequeno gostava de ler e ficava imaginando em sua mente finais alternativos e desenrolares diferentes paras as histórias que lia e assistia. Também chegou a ganhar concursos de redação mas foi somente aos 17 anos que ele decidiu mergulhar de cabeça no universo da escrita, após uma série de cursos de escrita criativa, formatação e roteiro.

Com um amadurecimento gradual em suas habilidades literárias, João Pedro finalmente concretizou seu sonho em novembro de 2023, lançando sua primeira obra intitulada “Salvador”. A grande inspiração para escrever Salvador foi a admiração por personagens ousados, mas ao mesmo tempo humanos. João Pedro acredita que essa seja a sua marca: criar personagens ousados, reais e que se aventuram de um modo que, no fundo, de uma forma ou de outra, todos gostariam de experimentar, comenta.

A equipe do Café Mutuca esteve conversando com o jovem escritor e trouxe a entrevista na íntegra contando um pouco mais sobre sua obra. Confira:

Café Mutuca: João, conte-nos sobre o processo de escrita de “Salvador”. Quanto tempo levou para desenvolver a história e os personagens?

João Pedro: O processo se inicia muito antes do ato de escrever em si. Primeiro se tem a ideia – que começa a ser desenvolvida/ trabalhada aos poucos. Da ideia emergem os personagens de modo mais aprofundado. Aí foi necessário estruturar a história e só quando o livro inteiro estava praticamente montado em minha cabeça é que eu sentei para, de fato, começar a escrever. O processo de escrita se deu entre junho e novembro de 2022, ou seja 6 meses. Mas todo o processo, desde que concebi a ideia até sua finalização gráfica, gastou cerca de 2 anos.

CM: A sinopse nos dá uma visão intrigante da trama. Pode nos contar mais sobre os personagens principais, Elen Vallim e Salvador?

João Pedro: Ambos são personagens reais e humanos que cometem erros e acertos. Salvador – o protagonista da trama – é um cara liberal que viu em sua beleza física uma oportunidade de ter uma melhor condição de vida. Ele trabalha como stripper em um night club e se dedica, ademais, à prática da sedução. Já Ellen é uma jovem rica, talvez mimada, de boas condições e acostumada, de certo modo, a ter tudo na vida. Ela está noiva de um cara americano que aparentemente poderia ser considerado perfeito. Salvador é um rapaz acostumado a conquistar todas, extremamente focado na academia e que dá uma verdadeira aula de como conquistar uma mulher. Ela, por sua vez, se verá na necessidade de amadurecer e em experimentar viver coisas que destoam completamente de sua realidade.

CM: A relação entre Elen e Salvador vai além de uma simples atração. Como você desenvolveu a conexão entre esses personagens e o que a torna única na trama?

João Pedro: A real conexão desses personagens é o diferencial da história e o verdadeiro pulo do gato. Foi desenvolvida de modo muito bem pensado e conta-la seria um grande spoiler. Tudo o que adianto é que se trata de algo INIMAGINÁVEL e que há alguém na história que conecta esses personagens desde o passado.

CM: Quais são as mensagens ou reflexões que você espera que os leitores extraiam de “Salvador”? Há algum aspecto específico que deseja que os leitores ponderem ao terminar o livro?

João Pedro: A história desenvolvida pelos personagens propõe a fazer com que o leitor, ao final, enxergue além de sua realidade, justamente por sua capacidade de fazer com leitor viva a realidade dos próprios personagens.

Leia aqui a sinopse de Salvador, do escritor João Pedro.

João Pedro nos contou que seu próximo livro já está em desenvolvimento e promete superar em qualidade e tamanho. A previsão de lançamento é ainda este ano e a nova história tem como título “Falsa Gata”. João liberou uma sinopse e disse que a essência de sua escrita em ‘Salvador’ será mantida.

Em ‘Falsa Gata’ o leitor embarcará nas aventuras de um grupo de mulheres aventureiras e a história tem como pano de fundo o tráfico de obras de artes famosas além de render um tributo ao artista Cândido Portinari.

Para quem é esse livro?

O romance possui um leve toque de erotismo que segundo leitores e críticos da obra, é traçado em um equilíbrio perfeito. Quem gostou do best-seller ‘Cinquenta tons de Cinza’
é muito provável que “Salvador” conquiste seu interesse da mesma forma.

Como obter uma cópia de “Salvador”?

Se você está em Elói Mendes, pode encontrar o livro físico em diversos estabelecimentos comerciais locais, como Móveis São Pedro, Lojas Tal, Casa Santa Marta, e na Academia Power Body, entre outros pontos de venda.

Além disso, o romance está disponível para compra nos conhecidos sites de venda online, como Amazon, Google Play, Americanas e até mesmo na Shopee. Para aqueles que preferem uma abordagem mais personalizada, é possível adquirir diretamente com o autor através de seu perfil no Instagram, @joaopedrosescritor. Outra opção conveniente é visitar o site de vendas da própria editora Telha, onde o livro também está disponível para compra online.

O lançamento de “Salvador” não apenas adiciona uma voz promissora ao cenário literário, mas também enriquece a cultura de Elói Mendes. Que este seja apenas o início de uma carreira brilhante e que continue a inspirar outros jovens talentosos. Parabéns, João Pedro, pelo seu feito notável e pelo presente literário que nos proporcionou!

Continue Reading

Cidade

IPVA 2024: Fique atento ao calendário de pagamentos em Minas Gerais

Published

on

O início do período para o pagamento do Imposto Sobre Propriedade de Veículo Automotor (IPVA) de 2024 em Minas Gerais começou no dia 15 de janeiro e vai até 19 de maio.

Confira a tabela de vencimentos abaixo:

O pagamento pode ser realizado de duas formas diferentes, em uma cota única ou dividido em três parcelas, tendo diferença de vencimentos pela numeração final da placa.

Para pagar o imposto, a Secretaria de Estado da Fazenda de Minas Gerais (SEF/MG) informa que as opções são via Documento de Arrecadação Estadual (DAE) ou Pix. Para gerar o QR Code, o contribuinte deve acessar o site da Fazenda, acessar a área do IPVA, escolher a opção emissão da Guia do IPVA.

A quitação pode ser feita também diretamente nos sites, caixas ou no autoatendimento dos bancos credenciados (Bradesco, Sicoob, Mercantil do Brasil, Caixa Econômica Federal, Mais BB e Santander), bastando informar o número do Renavam do veículo.

Taxa de Licenciamento

É importante lembrar, que além do IPVA, os motoristas devem ficar atentos à data de vencimento da Taxa de Renovação do Licenciamento Anual do Veículo (TRLAV), no valor de R$ 39,36. O tributo deve ser pago até 31 de março de 2024, independentemente da placa do veículo.

Continue Reading

Trending

Copyright © 2023 - Café Mutuca