fbpx
Connect with us

Notícias

Três Pontas amanhece nesta terça-feira (04/jun) sob fumaça de queimadas

Published

on

Densa névoa causa amanhecer sufocante e revolta população

Hoje, Três Pontas acordou envolta em uma densa névoa de fumaça, causada pelos incêndios que consumiram terrenos baldios nos bairros e no entorno da cidade durante toda a noite. Moradores relataram ter ouvido o crepitar das chamas, que espalharam fumaça por toda a cidade, causando um amanhecer sufocante. A população está muito revoltada com a situação.

A cidade, que já sofre com a presença de muitos terrenos tomados pelo mato, agora enfrenta a fumaça que prejudica a vida de todos os seus moradores. Os terrenos cobertos de mato, em vez de serem devidamente limpos, são frequentemente incendiados. Essa prática é criminosa e seus efeitos são devastadores. Segundo a Lei de Crimes Ambientais (Lei 9.605/98), provocar incêndio é crime e pode resultar em reclusão de dois a quatro anos, além de multas significativas. No entanto, ano após ano, vemos esse problema se agravar, afetando cada vez mais pessoas.

As consequências para a saúde são alarmantes. A fumaça agrava doenças respiratórias como bronquite, asma e outras condições crônicas. Crianças, que são especialmente vulneráveis, sofrem em casa e na escola, uma vez que o ar contaminado não respeita fronteiras. As salas de aula ficam insuportáveis, dificultando o aprendizado e colocando em risco a saúde dos pequenos. Idosos, que já possuem um sistema imunológico mais frágil, também são severamente impactados.

O Pronto Atendimento Municipal (PAM) está sobrecarregado. Crianças, idosos e pessoas de todas as idades lotam o pronto-socorro, buscando alívio para os sintomas exacerbados pela inalação de fumaça, bem como da terrível Dengue, que vem assolando a população. O aumento nos atendimentos relacionados a problemas respiratórios é notável e preocupante.

É responsabilidade dos proprietários de terrenos manterem suas propriedades limpas e livres de mato. No entanto, a solução não é colocar fogo. Precisamos de uma ação consciente e responsável. Métodos alternativos de limpeza, que não envolvam queima, devem ser adotados e incentivados pelas autoridades locais. A fiscalização deve ser rigorosa e as penalidades aplicadas a quem desrespeitar a lei.

Editado por: Camile Moreno

Fonte: Equipe Positiva

CONTINUAR LENDO
Clique para Comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notícias

Previsão do tempo para quarta-feira, 16 de setembro, em Elói Mendes

Published

on

Temperaturas devem variar entre 14°C e 24°C, sem previsão de chuva ao longo do dia

Elói Mendes terá uma quarta-feira (16) com sol entre muitas nuvens e períodos de céu nublado, segundo a previsão do Climatempo. Durante a noite, o céu deve ficar limpo.

A temperatura mínima prevista é de 14°C, enquanto a máxima pode chegar aos 24°C. A sensação térmica deve variar entre 15°C e 19°C.

Não há previsão de chuva para o município, com acumulado estimado em 0,0 milímetro. A umidade relativa do ar deve ficar entre 56% e 100%.

Os ventos devem soprar predominantemente do sul, com velocidade média de 5 km/h. As rajadas podem chegar a 32 km/h.

A previsão aponta muitas nuvens durante a madrugada, sol entre muitas nuvens pela manhã e à tarde e céu limpo durante a noite.

O sol nasce às 5h58 e se põe às 17h56. A Lua estará na fase nova.

Fonte: Climatempo

CONTINUAR LENDO

Notícias

Previsão do tempo para terça-feira, 15 de setembro, em Elói Mendes

Published

on

Elói Mendes deve ter sol entre algumas nuvens e pancadas rápidas de chuva ao longo desta terça-feira (15). A temperatura varia entre 17°C e 23°C.

A previsão indica chuva passageira durante o dia, com possibilidade de novas pancadas também à noite. Há 93% de chance de chuva, com acumulado estimado em 6,4 milímetros.

A umidade relativa do ar deve ficar entre 72% e 98%. Os ventos sopram de oeste (W) a cerca de 4 km/h, com rajadas que podem chegar a 31 km/h.

O sol nasce às 5h59 e se põe às 17h56. A lua está na fase Nova.

Fonte: Climatempo

CONTINUAR LENDO

Notícias

Previsão do tempo para terça-feira, 15 de setembro, em Elói Mendes

Published

on

Temperaturas devem variar entre 15°C e 25°C, com 95% de chance de chuva e previsão de até 21,3 milímetros

Elói Mendes deve ter uma terça-feira (15) marcada por períodos de sol, aumento de nebulosidade e pancadas de chuva acompanhadas de trovoadas. Segundo a previsão do Climatempo, a chuva pode ocorrer de forma rápida durante o dia e também à noite.

A temperatura mínima prevista é de 15°C, enquanto a máxima pode chegar aos 25°C. A sensação térmica deve variar entre 16°C e 20°C.

A previsão aponta 95% de possibilidade de chuva, com acumulado estimado em 21,3 milímetros. A umidade relativa do ar deve ficar entre 63% e 100%.

Os ventos devem soprar de diferentes direções ao longo do dia, com velocidade média de 4 km/h. As rajadas podem chegar a 34 km/h.

A previsão indica pancadas de chuva e trovoadas durante a madrugada, manhã, tarde e noite.

O sol nasce às 5h59 e se põe às 17h56. A Lua estará na fase nova.

Fonte: Climatempo

CONTINUAR LENDO

Trending

Copyright © 2025 - Café Mutuca