fbpx
Connect with us

Meio Ambiente

Temporais já provocaram situação de emergência em 120 cidades mineiras e cidade no Sul de Minas

Published

on

Defesa Civil de Minas alerta para chuvas intensas até próxima segunda (9/1)

As chuvas intensas fizeram a 120ª prefeitura de Minas Gerais decretar situação de emergência no estado desde 21 de setembro, quando começou o período chuvoso 2022/2023. Nesta terça-feira (3/1), a Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Cedec) reconheceu o estado de anormalidade em Santa Rita de Caldas, no Sul de Minas, em decorrência dos temporais de 30 de dezembro de 2022.

Na ocasião, índices registrados de 89 milímetros levaram ao transbordamento do Rio Claro, que corta Santa Rita de Caldas, provocando alagamento, inundação e deslizamento no centro da cidade, nos bairros Rio Claro e Santa Terezinha, e na zona rural no bairro Casinhas. Com isso, seis pessoas ficaram desabrigadas e uma ficou desalojada.

Minas já registrou 14 óbitos neste período chuvoso, com 1.604 desabrigados e 7.463 desalojados. No momento, não há municípios com comunidades ilhadas ou hospitais comprometidos no estado.

No auxílio à população atingida, a Defesa Civil já arrecadou 4.295 cestas básicas, 1.071 colchões, 1.159 kits dormitório (fronha, travesseiro e cobertor de casal), 1.996 kits de higiene (sabonete, papel higiênico, absorvente, creme dental e escova de dentes) e 3.798 itens avulsos como água sanitária, vestuário, água mineral, álcool em gel, lonas, kits de limpeza, itens alimentícios e fraldas, entre outros.

Próximos dias

A Defesa Civil alerta a população para a possibilidade de chuvas fortes até a próxima segunda-feira (9/1) nas áreas a centro-sul e oeste de Minas Gerais, com um volume pluviométrico acima de 100 mm. Os maiores volumes são esperados para as regiões Sul, Campo das Vertentes, Zona da Mata, Triângulo Mineiro, Noroeste, metropolitana de Belo Horizonte e Central. Já de 9/1 a 16/1, a tendência é que as chuvas mais expressivas sejam registradas no Sul, Triângulo, Oeste, Campo das Vertentes e região Noroeste.

A Defesa Civil pede que a população fique atenta a sinais que antecedem deslizamentos de terra como rachaduras nas paredes, portas e janelas emperradas, árvores e postes inclinados.

Para receber os alertas meteorológicos da Defesa Civil, basta se cadastrar enviando uma mensagem de texto (SMS), com o CEP, para o número 40199.

Texto: Agência Minas

CONTINUAR LENDO
Clique para Comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Meio Ambiente

Mudança no horário da coleta de lixo em Elói Mendes

Published

on

Expecionalmente nesta quarta-feira dia (05 de junho), a coleta de lixo nos bairros:

– Barraquinha
– Cristo
– Zé Pedreira
– São Cristovão
– Norma de Brito
– Nossa Senhora Aparecida
– Santa Isabel
– Jardim das Oliveiras
– Distrito Industrial (QUA)
– Vila Freitas
– São Sebastião
– Vila Colli
– Bela Vista
– Jardim das Palmeiras
– Santa Rita
– Capetinga
– São Paulo
– Portal do Sol

Será feita á partir das 18h, por isso é importante que você, morador(a) desses bairros prepare e embale seu lixo corretamente e deixe em local acessível para a coleta. Lembrando sempre de tomar o devido cuidado e fazer o descarte correto de vidros, aparelhos eletrônicos e lixo hospitalar.

Para os moradores dos demais bairros, confira a tabela dos dias e horários da coleta de lixo:

Redigido e editado por Camile Moreno

CONTINUAR LENDO

Coberturas

Elóienses marcam presença em torneio de pesca

Published

on

Neste sábado, dia 16 de março, o Clube Náutico Alfenas será o cenário do Torneio Alterosa de Pesca Esportiva. Nesta edição, as categorias de caiaques e barcos serão o palco para os aficionados pela pesca mostrarem suas habilidades e compartilharem experiências.

Entre os competidores confirmados, Elói Mendes estará sendo representada por participantes do município.

A pesca esportiva é um meio de conectar as pessoas com a natureza, promovendo a preservação ambiental e a conscientização sobre a importância de conservar nossos recursos naturais. É também uma oportunidade para divulgar e incentivar a prática esportiva, proporcionando trocas valiosas de conhecimento entre pescadores de diferentes lugares.

Um dos objetivos principais deste torneio é desenvolver a consciência ecológica dos participantes, sejam eles moradores locais ou turistas, através do cumprimento das leis que regulamentam a pesca esportiva.

Quem deseja prestigiar o evento, o início está previsto para às 06h na cidade de Alfenas.

CONTINUAR LENDO

Meio Ambiente

Ministério da Saúde inicia distribuição de vacinas contra dengue

Published

on

Ministério da Saúde iniciou, nesta quinta-feira (8), a distribuição das vacinas contra dengue para os municípios que atendem aos critérios definidos pela Pasta em conjunto com o Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) e Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems). A operação logística do Ministério da Saúde irá trabalhar ininterruptamente nos próximos dias para garantir a entrega o mais breve possível.

O Ministério da Saúde iniciará a imunização pelas crianças de 10 a 11 anos e irá avançar a faixa etária progressivamente, assim que novos lotes forem entregues pelo laboratório fabricante. O público-alvo da vacinação, o grupo de 10 a 14 anos, foi acordado entre os conselhos representantes dos secretários de saúde estaduais e municipais, seguindo a recomendação da Câmara Técnica de Assessoramento em Imunização (CTAI) e da Organização Mundial de Saúde (OMS).

O início da vacinação por essa faixa etária é uma estratégia que permite que mais municípios recebam as doses neste primeiro momento, diante do quantitativo limitado de vacinas disponibilizadas pelo laboratório fabricante. A escolha pelo início da imunização nas crianças de 10 a 11 anos também é baseada no maior índice de hospitalização por dengue dentro da faixa etária de 10 a 14 anos.

O lote inicial de vacinas, com 712 mil doses, será enviado aos seguintes estados, contemplando 315 municípios: DF, GO, BA, AC, PB, RN, MS, AM, SP e MA. O Distrito Federal e o estado de Goiás já receberam as primeiras remessas nesta quinta (8). Os demais irão receber ao longo dos próximos dias.

Neste primeiro envio, com o quantitativo de vacinas disponível, o Ministério da Saúde atende 60% dos 521 municípios selecionados. Conforme a entrega de novas remessas, a previsão é que todos os 521 municípios recebam doses para a vacinação da faixa etária de 10 a 11 anos até a primeira quinzena de março. Com o recebimento das 6,5 milhões de doses disponíveis pelo laboratório em 2024, o Ministério da Saúde garantirá a vacinação de todo o público-alvo, de 10 a 14 anos, nos municípios selecionados, ao longo dos próximos meses, de forma progressiva.

Ao mesmo tempo, o Ministério da Saúde coordena um esforço nacional para ampliar o acesso a vacinas para dengue. A Pasta solicitou prioridade para essa ação e atuará em conjunto com o Instituto Butantan e a Fiocruz para expandir a produção de vacinas para o Brasil.

O Ministério da Saúde reforça, novamente, que este é o momento de intensificar a prevenção, o cuidado e agir conjuntamente com governadores, prefeitos e toda sociedade para a eliminação dos focos do mosquito transmissor da dengue.

As ações coletivas e os cuidados individuais como a limpeza das vasilhas de água dos animais e vasos de plantas evitando o acúmulo de água, o armazenamento de pneus e garrafas em locais cobertos, limpeza das caixas d’água são as melhores de forma de prevenção. Cerca de 75% dos focos do mosquito estão dentro de casa.

A recomendação do Ministério da Saúde é para que as pessoas procurem um serviço de saúde logo nos primeiros sintomas, como febre alta, dor de cabeça, atrás dos olhos e nas articulações.

Fonte: Ministério da Saúde

CONTINUAR LENDO

Trending

Copyright © 2025 - Café Mutuca