Primeiro satélite 100% brasileiro é lançado ao espaço

Agora a Amazônia terá monitoramento ambiental diariamente. O primeiro satélite brasileiro já está em órbita. Foi lançado na madrugada deste domingo (28) na Índia e é resultado de um investimento de centenas de milhões de reais.

À 1h54 foi lançado o satélite Amazônia 1, totalmente pensado, projetado e construído por brasileiros. Só 17 minutos de viagem e às 2h11 da manhã, ele ganhou o espaço. Foi a hora exata em que o satélite se soltou do foguete de lançamento e entrou em órbita. Tudo transmitido ao vivo pela internet.

O satélite ficou pronto em dezembro de 2020 e embarcou pra Índia, de onde foi lançado por uma empresa contratada pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), que construiu o Amazônia 1. O lançamento foi pago a parte: 26 milhões de dólares, o equivalente a R$ 140 milhões. Foram 13 anos de trabalho e um investimento de R$ 380 milhões. 

A principal atribuição do Amazônia 1 será gerar imagens diárias para monitoramento ambiental. Ele vai compor o Deter, sistema coordenado pelo Inpe que acompanha o desmatamento em tempo real. As informações do Deter são enviadas diariamente ao Ibama, pra nortear as fiscalizações e o combate à derrubada ilegal da floresta.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *