A ESTAGNAÇÃO DO PENTA CAMPEÃO MUNDIAL

Luís Fernando Mendes Vieira

De futebol bonito e melhor do mundo a uma crise sem tamanho, não apenas de resultados, mas também de talentos, o que sempre diferenciou o futebol brasileiro dos demais.

Pra iniciarmos falando sobre esporte, iniciaremos falando sobre o futebol brasileiro. A principal pergunta é a que está havendo? Na última semana tivemos a “bombástica” entrevista do lateral direito das Copas de 2010 e 2014, Daniel Alves, ao canal de tv  por assinatura, ESPN, dizendo que o Brasil “parou no tempo”, que nos acomodamos com o fato de sermos os únicos penta campeões brasileiros e que não aproveitamos a oportunidade de termos o melhor “Treinador” do mundo, o espanhol Joseph Guardiola.

Realmente após a demissão de Mano Menezes, ao final de 2012, muitos brasileiros pediam, cogitavam a contratação do espanhol, que por sua vez estava desempregado e que tem a vontade de treinar a seleção canarinho.

Se deixassem Pep trabalhar, com certeza os resultados viriam e um belo futebol também, mas a crise no nosso futebol é maior que pensamos, hoje temos a confirmação de termos uma confederação corrupta, gestões em clubes abaixo do esperado e uma geração de atletas não tão brilhantes como chegamos a ter por último na Copa de 2006.

Após o nosso último título mundial em 2002 tivemos grandes clubes frequentando a Série B do nosso futebol, foram Botafogo disputando em 2003 e agora neste ano, Palmeiras que disputou em 2003 e 2013, Grêmio que disputou em 2005, Atlético Mineiro que disputou em 2006, Vasco que disputou em 2009 e 2014 e Corinthians que disputou em 2008. Além de outros grandes do futebol brasileiro ter quase “caído” para a divisão inferior.

Isso mostra que há de ter mudanças, tanto em gestão de clubes, investindo em centros de treinamentos de excelência para as categorias de base, passando pelo profissional, ter profissionais capacitados e sempre em capacitação para estar trabalhando e pessoas corretas que estão no comando do clube.

Na próxima semana, na área de futebol, iremos discutir sobre o fenômeno Premier League, da Inglaterra e MLS – Major League Soccer, dos EUA, que em breve será uma das mais fortes ligas de futebol.

O impossível está acontecendo, Rugby Feminino de Sevens é Bronze no Pan de Toronto

Que o Rugby brasileiro está em desenvolvimento e numa crescente positiva é inegável. Ontem, 12, em Toronto no Canadá, as meninas brasileiras conquistaram a inédita medalha de bronze da modalidade para o país. A vitória veio diante das nossas rivais argentinas por 29 a 00. Essa foi a primeira vez do rugby feminino em Pan Americano, já o masculino perdeu a chance de disputar o bronze, ao perder por 12 a 05 para o Uruguai. Parabéns aos nossos guerreiros Tupis.

Ronaldinho Gaúcho no Vasco? Nada! Ele é do Fluminense.

Não chegou a ser uma novela interminável como em 2010 quando o R10 voltou ao futebol brasileiro e estava em disputa entre Flamengo, Grêmio e Palmeiras, e tão pouco tão rápida como a ida do craque ao Atlético-MG em 2012.

Dessa vez o Fluminense após conversações de dois meses com o craque e até mesmo após o rival da Colina dizer que havia 90% de acerto com o clube de São Januário o time das Laranjeiras anunciou Ronaldinho Gaúcho. A esperança que o craque mostre na equipe tricolor o futebol apresentado em Minas Gerais de 2012 a 2014.

Pan Americano de Toronto no Canadá

Fiquem ligados no Pan de Toronto. Muitas medalhas vão pintar por aí, é o nosso preparatório para as Olimpíadas do ano que vem, fiquem de olho no Voleibol masculino e feminino, além das tradicionais provas de natação e canoagem e competições de judô, taekwondo, karate e atletismo.

Luís Fernando Mendes Vieira

Profissional de Educação Física – CREF: 024277-G/MG

Registro: 17.756/MG

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *