fbpx
Connect with us

Notícias

Anvisa determina recolhimento de medicamentos e soro fisiológico após identificação de falhas de qualidade

Published

on

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou o recolhimento e a suspensão da comercialização, distribuição e uso de três lotes de medicamentos e soluções injetáveis após a identificação de desvios de qualidade que podem representar riscos à saúde dos pacientes.

📲 Entre no nosso grupo de notícias do WhatsApp

A medida foi publicada nesta quinta-feira (18) no Diário Oficial da União e envolve um lote do antibiótico Polycid, fabricado pela União Química, um lote de fosfato de clindamicina, da Hypofarma, e um lote de soro fisiológico produzido pela Equiplex.

No caso do Polycid, utilizado em aplicações injetáveis, a própria fabricante iniciou o recolhimento voluntário do lote 2519879 após identificar a presença de um fragmento de vidro dentro de um frasco-ampola íntegro do medicamento.

Já o lote 24101854 do Fosfato de Clindamicina 150 mg/ml teve sua comercialização suspensa após a confirmação de irregularidades, incluindo alteração na coloração da solução, presença de corpos estranhos e precipitados em ampolas lacradas.

A Anvisa também determinou o recolhimento do lote 2513588 da Solução Fisiológica de Cloreto de Sódio 9 mg/ml, da Equiplex. Segundo a agência, foram identificadas não conformidades relacionadas às normas de fabricação do produto, embora os detalhes do desvio não tenham sido divulgados.

Em todos os casos, a Anvisa proibiu a venda, distribuição e utilização dos lotes afetados, além de determinar a retirada imediata dos produtos do mercado.

Medicamentos injetáveis contaminados ou com partículas estranhas podem provocar complicações graves, como reações adversas, processos inflamatórios, infecções e outros problemas decorrentes da introdução de materiais indevidos diretamente na corrente sanguínea.

Em nota, a Hypofarma informou que está tratando a situação em conformidade com os protocolos regulatórios e em alinhamento com as autoridades sanitárias, adotando as medidas necessárias para a apuração do caso.

A União Química afirmou que optou pelo recolhimento voluntário do lote de forma preventiva e destacou que não recebeu outros relatos de eventos adversos relacionados ao medicamento em seu sistema de farmacovigilância.

Até o momento, a Equiplex não havia se manifestado sobre a determinação da Anvisa.

Lotes afetados:

  • Polycid (União Química) – lote 2519879;
  • Fosfato de Clindamicina 150 mg/ml (Hypofarma) – lote 24101854;
  • Solução Fisiológica de Cloreto de Sódio 9 mg/ml (Equiplex) – lote 2513588.

Essa matéria foi retirada do portal de notícias G1, confira na íntegra.

CONTINUAR LENDO

Notícias

Previsão do tempo para quarta-feira, 16 de setembro, em Elói Mendes

Published

on

Temperaturas devem variar entre 14°C e 24°C, sem previsão de chuva ao longo do dia

Elói Mendes terá uma quarta-feira (16) com sol entre muitas nuvens e períodos de céu nublado, segundo a previsão do Climatempo. Durante a noite, o céu deve ficar limpo.

A temperatura mínima prevista é de 14°C, enquanto a máxima pode chegar aos 24°C. A sensação térmica deve variar entre 15°C e 19°C.

Não há previsão de chuva para o município, com acumulado estimado em 0,0 milímetro. A umidade relativa do ar deve ficar entre 56% e 100%.

Os ventos devem soprar predominantemente do sul, com velocidade média de 5 km/h. As rajadas podem chegar a 32 km/h.

A previsão aponta muitas nuvens durante a madrugada, sol entre muitas nuvens pela manhã e à tarde e céu limpo durante a noite.

O sol nasce às 5h58 e se põe às 17h56. A Lua estará na fase nova.

Fonte: Climatempo

CONTINUAR LENDO

Notícias

Previsão do tempo para terça-feira, 15 de setembro, em Elói Mendes

Published

on

Elói Mendes deve ter sol entre algumas nuvens e pancadas rápidas de chuva ao longo desta terça-feira (15). A temperatura varia entre 17°C e 23°C.

A previsão indica chuva passageira durante o dia, com possibilidade de novas pancadas também à noite. Há 93% de chance de chuva, com acumulado estimado em 6,4 milímetros.

A umidade relativa do ar deve ficar entre 72% e 98%. Os ventos sopram de oeste (W) a cerca de 4 km/h, com rajadas que podem chegar a 31 km/h.

O sol nasce às 5h59 e se põe às 17h56. A lua está na fase Nova.

Fonte: Climatempo

CONTINUAR LENDO

Notícias

Previsão do tempo para terça-feira, 15 de setembro, em Elói Mendes

Published

on

Temperaturas devem variar entre 15°C e 25°C, com 95% de chance de chuva e previsão de até 21,3 milímetros

Elói Mendes deve ter uma terça-feira (15) marcada por períodos de sol, aumento de nebulosidade e pancadas de chuva acompanhadas de trovoadas. Segundo a previsão do Climatempo, a chuva pode ocorrer de forma rápida durante o dia e também à noite.

A temperatura mínima prevista é de 15°C, enquanto a máxima pode chegar aos 25°C. A sensação térmica deve variar entre 16°C e 20°C.

A previsão aponta 95% de possibilidade de chuva, com acumulado estimado em 21,3 milímetros. A umidade relativa do ar deve ficar entre 63% e 100%.

Os ventos devem soprar de diferentes direções ao longo do dia, com velocidade média de 4 km/h. As rajadas podem chegar a 34 km/h.

A previsão indica pancadas de chuva e trovoadas durante a madrugada, manhã, tarde e noite.

O sol nasce às 5h59 e se põe às 17h56. A Lua estará na fase nova.

Fonte: Climatempo

CONTINUAR LENDO

Trending

Copyright © 2025 - Café Mutuca