Coronavírus
Começa nesta quinta-feira (28/01), distribuição de novas doses das vacinas AstraZeneca e CoronaVac em Minas Gerais
Profissionais da Secretaria de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) e integrantes das Forças de Segurança do Estado detalharam, nesta terça-feira (26/1), a logística de distribuição das remessas de vacinas recebidas em 24 e 25/1. As 190.500 doses da AstraZeneca e as 87.600 doses da CoronaVac, entregues pelo Ministério da Saúde, começam a ser direcionadas para as Unidades Regionais de Saúde (URS) nesta quinta-feira (28/1), como parte da maior operação de vacinação da história de Minas Gerais.
Até o momento, as doses estão armazenadas na Central Estadual de Rede de Frio do Estado, na capital mineira, nas condições ideais de temperatura, e de lá serão encaminhadas, por via terrestre ou aérea, para as 28 URS, sempre acompanhadas de escolta das Forças de Segurança estaduais e/ou municipais.
Após este recebimento, os gerentes de cada URS serão responsáveis pelo agendamento de data e hora para que os municípios retirem os imunizantes. O dia 1 corresponderá, normalmente, ao dia posterior à chegada da vacina na Unidade Regional de Saúde. Também, a partir desta semana, os municípios serão previamente informados sobre a data e horário de retirada das vacinas contra a covid-19.
Eficiência, segurança e rapidez nortearam o trabalho do Governo de Minas para envio da primeira remessa das 577.480 doses da CoronoVac e foram base para esta fase.
Comunicação
Segundo nota técnica, que deve ser publicada ainda nesta semana, está previsto que, “durante toda a operação, a equipe da Unidade Regional de Saúde, encarregada da distribuição dos imunizantes, ficará de prontidão para possibilitar a comunicação e a adoção de medidas efetivas nos casos em que houver necessidade de mudanças ou remanejamentos”.
De acordo com o diretor de Operações da Polícia Militar, cel Godinho, a partir do dia 1º de fevereiro, todos os municípios poderão iniciar a retirada das vacinas. “Os municípios irão até as regionais, escoltados por uma viatura da Polícia Militar, para retirar as vacinas e, seguindo o Plano Nacional de Vacinação, realizar a imunização dos grupos já previstos”.
Além da coleta das vacinas na Unidade Regional de Saúde, os municípios serão responsáveis pelo armazenamento, a preservação em condições adequadas, e a segurança no acondicionamento e proteção dos imunizantes.
Caso o município não compareça à Unidade Regional de Saúde, ou compareça fora do horário e data agendados, o atendimento ficará condicionado à disponibilidade da equipe da URS. A escolta permanece necessária e a articulação com as Forças de Segurança passa a ser de responsabilidade integral do município.
Na reunião do Comitê, o subsecretário de Gestão Regional, Darlan Pereira, ressaltou que “a logística de distribuição das vacinas contra a covid-19 para todas as URS será realizada sem interrupção, evitando a descontinuidade das remessas de imunizantes e, principalmente, priorizando o contexto epidemiológico e o histórico de sucesso em Campanhas de Vacinação pelo Estado de Minas Gerais”.
Fonte: Agência Minas
Coronavírus
Minas inicia nova distribuição de 70 mil doses de vacinas contra covid-19

A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) iniciou nesta quarta-feira (18/1), a distribuição das 70 mil doses do imunizante CoronaVac, recebidas do Ministério da Saúde na segunda-feira (16/1).
A coordenadora Estadual do Programa de Imunização da SES, Josianne Dias Gusmão, reforça a orientação para a utilização dessa remessa. “A distribuição deste lote será direcionada para completar o esquema vacinal das crianças de 3 e 4 anos de idade que já iniciaram a vacinação. Elas devem receber duas doses, com intervalo de 28 dias entre a primeira e a segunda dose”.
Assim que os imunizantes são entregues, o Estado faz o planejamento e a distribuição imediata do quantitativo para as Unidades Regionais de Saúde, que, posteriormente, repassam aos municípios, de acordo com os quantitativos solicitados.
Vacinômetro
Até o momento, em Minas Gerais, foram aplicadas 1.585.947 vacinas de primeira dose em crianças de 3 a 11 anos, correspondendo a 65,58%. Outras 1.143.083 vacinas de segunda dose foram aplicadas também nesta faixa etária, correspondendo a 47,27%.
Os dados completos da vacinação contra a covid-19 em Minas Gerais estão disponíveis em www.coronavirus.saude.mg.gov.br/vacinometro .
Coronavírus
Minas Gerais recebe vacinas contra covid-19 para imunizar crianças de 6 meses a 2 anos, com comorbidades
Previsão da Secretaria de Saúde é a de que as doses cheguem na próxima sexta-feira, dia 11 de novembro
O Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG), informa que receberá, na próxima sexta-feira (11/11), o primeiro lote de vacinas destinadas à imunização de crianças de 6 meses a 2 anos de idade, com comorbidades.
O Ministério da Saúde disponibilizará, inicialmente, um lote com 95 mil doses do imunizante Pfizer-BioNTech para atendimento deste público. O quantitativo será destinado para aplicação das três doses da vacina recomendadas para esta faixa etária.
A vacina Pfizer-BioNTech é o único imunizante liberado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para crianças de 6 meses a 2 anos de idade.
A tabela com o quantitativo destinado a cada município e a logística de distribuição serão divulgados posteriormente.
Coronavírus
Confira o cronograma de vacinação contra Covid-19 da semana 7 a 11 de fevereiro para pessoas acima de 12 anos
Confira o cronograma de vacinação contra Covid-19 da semana 7 a 11 de fevereiro: ????
????Para pessoas acima de 12 anos????
7/2 PSF Padre Cláudio das 9h as 16h
Centro de imunização das 12h às 16:30h
8/2 PSF São Cristóvão das 9h às 16h
Centro de imunização das 12h às 16:30h
9/2 PSF Vila Coli das 9h às 16h
Centro de imunização das 12h às 16:30h
10/2 PSF Chapada das 9 às 16h
11/2 PSF São Luís das 9h as 16h
Centro de imunização das 12h às 16h.
Atenção:
- Levar carteirinha de vacinação, cartão do SUS ou CPF
- Ir acompanhando de pai/mãe e ou responsável.
- Intervalo de 15 dias de qualquer outra vacina.

-
ACIEM4 anos agoAciem e CDL de Elói Mendes preparam a 5ª edição do Circuito Esportivo
-
Cultura7 anos agoIdosos do CCI se divertem em oficina de contação de histórias na Biblioteca Pública
-
Destaque3 anos agoPM prende autor de Homicídio em Elói Mendes
-
Destaque3 anos agoCasal morre em acidente na MGC 491 em Elói Mendes
-
Cultura2 anos agoAislan de Jesus, aluno do Instituto Bola Preta de Elói Mendes é contratado pelo clube Red Bull Bragantino
-
Vagas de Emprego12 meses agoVaga de Emprego em Elói Mendes
-
Destaque11 anos ago
ZÉ RICARDO E THIAGO HOJE EM MONSENHOR PAULO
-
Vagas de Emprego11 meses agoElói Mendes abre processo seletivo para conselheiros tutelares suplentes
