Sem classificação
Veja como prevenir acidentes elétricos com crianças
Dados da Associação Brasileira de Conscientização para os Perigos da Eletricidade (Abracopel) revelam que o número de mortes causadas por acidentes elétricos envolvendo a faixa etária de 0 a 15 anos aumentou quase 30% em 2017 em comparação com o ano anterior. Os acidentes fatais saltaram de 72 para 93 no período.
Entre as crianças de até cinco anos, as principais causas dos acidentes estão em casa, onde se espera que elas estejam protegidas. Por isso, é preciso ficar muito atento às tomadas sem proteção, aos fios desencapados, às extensões e às fugas de correntes de aparelhos eletrodomésticos.
Segundo o engenheiro eletricista Demetrio Aguiar, da Cemig, todas essas causas são muito facilmente resolvidas. O especialista recomenda que o consumidor utilize os protetores de tomada em toda a casa, e não sobrecarregue os benjamins. “Além disso, é importante que o cliente instale um dispositivo diferencial residual. Esse dispositivo já é obrigatório pelas normal da ABNT desde 1997. O equipamento protege pessoas e animais contra o choque elétrico. Demetrio Aguiar explica que o dispositivo detecta a fuga de corrente e desliga o circuito imediatamente, evitando o choque. “ Assim, mesmo que a criança coloque o dedo ou introduza algum material na tomada, ela estará protegida”, afirma.
Nas crianças maiores de 5 a 15 anos, os acidentes acontecem ao tentar retirar pipas da rede elétrica, em contatos com cercas elétricas clandestinas, postes, grades e varais energizados, carregador de celular, fios desencapados e cabos partidos na rua.
Para evitar esses tipos de acidente, Demetrio Aguiar recomenda que as crianças nunca tentem resgatar pipas e não utilizem cerol e linha chilena na confecção do brinquedo. “É fundamental que os consumidores contratem profissionais experientes e habilitados para a instalação de equipamentos elétricos como a cerca elétrica”. Demetrio Aguiar ressalta, ainda, que os clientes precisam revisar as instalações elétricas de suas residências no mínimo a cada dez anos, e não podem jamais fazer gambiarras ou gatos. Em caso de fios partidos na rua, a Cemig orienta o cliente a ligar imediatamente para a Cemig no 116 e isolar o local.
Cuidados com aparelhos e brinquedos eletrônicos
Recentemente, as crianças têm procurado novos tipos de entretenimento que podem oferecer risco elétrico, como os DVD e Blu-Ray players, videogames, videokês, celulares e brinquedos com bateria interna recarregável, alerta Demetrio Aguiar.
“Existe uma variedade muito grande de brinquedos e equipamentos que despertam o interesse das crianças, por isso os cuidados devem começar já na hora da escolha do presente, observando a faixa etária indicada, a voltagem do equipamento e outras questões ligadas à segurança”, alerta o especialista.
Assim, o engenheiro orienta para os diversos pontos que devem ser observados na hora de comprar um brinquedo, como o selo do Inmetro, evitando-se as imitações de baixa qualidade, acabamento para evitar choques em geral e manual de instruções com informações detalhadas de segurança.
Por fim, a Cemig reforça a orientação para cuidados que devem ser tomados no dia a dia, quando o assunto é energia elétrica:
- Evitar o uso destes aparelhos durante tempestades;
- Desligá-los ao sair de casa;
- Não recarregar aparelhos em cima de camas e sofás, e próximo a cortinas, toalhas de mesa ou qualquer material combustível;
- Aparelhos que requerem o uso de carregadores elétricos devem ser manuseados pelos pais;
- Verificar se a tensão de entrada dos carregadores é compatível com a da instalação;
- Em caso de defeito, não desmontar o aparelho. Deve-se neste caso procurar a assistência técnica;
- Utilizar o carregador específico de cada aparelho;
- Evitar a ligação de vários aparelhos na mesma tomada, para não gerar sobrecorrente e curto circuito;
- Não ligar os aparelhos em locais sujeitos a alagamento, chuva e umidade (quintais e jardins, banheiros e pias).
Sem classificação
Previsão do tempo para quarta-feira, 26 de agosto, em Elói Mendes
Temperaturas variam entre 16°C e 23°C, com 81% de chance de chuva ao longo do dia
A previsão do tempo para esta quarta-feira (26) indica um dia de sol entre muitas nuvens e períodos de céu nublado em Elói Mendes. Durante a noite, o tempo deve ficar nublado, com possibilidade de garoa.
As temperaturas devem variar entre 16°C e 23°C. A sensação térmica fica entre 16°C e 20°C.
A previsão indica 0,2 milímetro de chuva, com 81% de possibilidade de precipitação. A umidade relativa do ar deve variar entre 67% e 97%.
Os ventos devem soprar de sudeste/sudoeste (SE/SW), com velocidade média de 4 km/h, podendo atingir rajadas de até 23 km/h.
O sol nasce às 6h18 e se põe às 17h50. A Lua estará na fase crescente.
Fonte: Climatempo
Sem classificação
Ferrovia do Café: Projeto segue avançando e poderá ligar Minas ao Rio de Janeiro
O projeto Ferrovia do Café deu mais um passo importante nas discussões para sua implantação. A proposta prevê a recuperação e modernização de trechos atualmente ociosos da Ferrovia Centro-Atlântica (FCA), criando uma nova alternativa logística para o transporte de cargas entre o Sul de Minas e os portos do Rio de Janeiro.
A iniciativa poderá beneficiar diretamente cidades como Varginha, Três Corações e Lavras, fortalecendo o escoamento da produção regional, especialmente do café e de outros produtos produzidos em Minas Gerais.
Além de facilitar o envio de mercadorias aos portos fluminenses, o projeto também prevê uma operação nos dois sentidos. Na volta para Minas, os trens poderiam transportar outros produtos, aumentando o aproveitamento da estrutura ferroviária e contribuindo para a redução dos custos logísticos.
O assunto avançou durante reunião com representantes do Tribunal de Contas da União (TCU). O presidente da Fecomércio MG, Nadim Donato, participou das discussões com os ministros Antonio Anastasia, Bruno Dantas e Odair Cunha, reforçando a articulação em torno da viabilidade do projeto.
A Ferrovia do Café ainda passa por etapas de análise e articulação, mas sua implantação poderá representar uma importante alternativa ao transporte rodoviário, ampliando a competitividade das empresas e produtores da região.
Para Varginha e todo o Sul de Minas, o projeto também pode contribuir para fortalecer a posição da região como um importante polo logístico, produtivo e comercial, aproximando Minas Gerais dos portos do Rio de Janeiro.
Sem classificação
Atletas eloienses se destacam em competição de Jiu-Jitsu em Poço Fundo
No último domingo, 16 de agosto, atletas de Elói Mendes participaram do XVIII Open Poço Fundo de Jiu-Jitsu, realizado na cidade de Poço Fundo. A competição reuniu atletas de diferentes cidades da região em um dia marcado por disputas, técnica e valorização do esporte.

Representando Elói Mendes, a equipe CA Jiu-Jitsu entrou na competição com 19 atletas e conquistaram 18 medalhas, resultado expressivo para um grupo que foi formado há apenas um ano e meio.
Além das conquistas individuais, o desempenho dos atletas garantiu à equipe de Elói Mendes o 8º lugar na classificação geral por equipes.

O resultado demonstra a evolução do trabalho desenvolvido desde a formação do time e o comprometimento dos atletas com os treinamentos e as competições.
Parabéns aos 19 atletas, professores Cleverton e Samuel, familiares e a todos que apoiam e fazem parte dessa trajetória.

-
ACIEM4 anos agoAciem e CDL de Elói Mendes preparam a 5ª edição do Circuito Esportivo
-
Cultura7 anos agoIdosos do CCI se divertem em oficina de contação de histórias na Biblioteca Pública
-
Destaque3 anos agoPM prende autor de Homicídio em Elói Mendes
-
Destaque3 anos agoCasal morre em acidente na MGC 491 em Elói Mendes
-
Cultura2 anos agoAislan de Jesus, aluno do Instituto Bola Preta de Elói Mendes é contratado pelo clube Red Bull Bragantino
-
Vagas de Emprego12 meses agoVaga de Emprego em Elói Mendes
-
Destaque11 anos ago
ZÉ RICARDO E THIAGO HOJE EM MONSENHOR PAULO
-
Vagas de Emprego11 meses agoElói Mendes abre processo seletivo para conselheiros tutelares suplentes
