O papel do cidadão na Segurança Pública

Sargento Augusto

Olá leitores!

Hoje iremos destacar o importante papel que você, cidadão brasileiro, tem para com a Segurança Púbica.

Para começarmos, destaco o art. 144 da Constituição Federal, nossa principal lei, artigo que trata da segurança pública:

“Art. 144. A segurança pública, dever do Estado, direito e responsabilidade de todos, é exercida para a preservação da ordem pública e da incolumidade das pessoas e do patrimônio, através dos seguintes órgãos:

I – polícia federal;

II – polícia rodoviária federal;

III – polícia ferroviária federal;

IV – polícias civis;

V – polícias militares e corpos de bombeiros militares…”

Como vimos no citado artigo, enquanto o Estado através de seus órgãos de Defesa e Segurança tem o dever de garantir segurança aos cidadãos, todos têm o direito de viver em um ambiente seguro, mas também tem a responsabilidade por zelar pela segurança pública.

Esta responsabilidade, enquanto subjetiva no aludido artigo, refere-se a contribuir de maneira objetiva na solução dos problemas sociais e na garantia da segurança social.

Você deve estar se perguntando: como posso contribuir para a segurança Sargento?

Comece sendo um cidadão ético, educado e que respeita as leis em vigor incentivando e educando as pessoas ao seu redor a serem o mesmo. Infelizmente não é difícil vermos pessoas que cometem pequenas infrações no dia a dia, como não respeitar normas de transito, querer levar vantagens econômicas, dentre outras. Pequenos delitos em curto prazo podem parecer algo inofensivo, contudo em longo prazo podem mudar o caráter da pessoa, transformando-se em algo perigoso.

Podemos e devemos também contribuir com a Segurança Pública comunicando os órgãos acima descritos no artigo sobre atos ilícitos que estejam ou estão na iminência de acontecer, como violência doméstica, furtos e roubos, tráfico de drogas, dentre outros. Para tanto os órgãos de segurança publica dispõem de serviços telefônicos ou presenciais para atendê-lo.

Na Polícia Militar em Elói Mendes você poderá fazer denúncias através do número 190, sendo que não é necessário se identificar. Também atendemos denúncias no quartel, localizado a Praça do Pretório, 29, próximo ao fórum.

A Secretaria do Estado de Segurança Pública (SEDS) de Minas Gerais também conta com uma excelente ferramenta: o Disque Denúncia 181. O Disque Denúncia é um canal aberto de comunicação oferecido à população visando o enfrentamento e a prevenção da criminalidade

através do recebimento de denúncias anônimas de crimes e sinistros. Atende a todo o estado de Minas Gerais e as ligações são gratuitas, com sigilo e anonimato garantidos. Você pode acessar o site do disque denúncia para demais informações: http://www.minaspelapaz.org.br/programas/disque-denunciadownload (5)

Lembrando que estes canais devem ser utilizados de maneira ética e responsável.

Incentivo você a se tornar uma ferramenta importante para a segurança pública de nossa cidade e de nosso país, participando efetivamente através de uma postura correta e denunciando os crimes que toma conhecimento. Juntos, Polícia e cidadão podem melhorar a Segurança Pública.

Conto com VOCÊ!

Um grande abraço,

Sargento Augusto

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *