A vacinação contra a febre aftosa continua em Minas Gerais

A primeira etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra a Febrweb-aftosa-banner-internoe Aftosa em Minas Gerais iniciou nodia 1º de maio, expectativa do Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA) é a de que 23,5 milhões de bovinos e bubalinos sejam imunizados até 31 de maio, prazo limite estipulado para que os produtores rurais comprovem a imunização do rebanho.

Nesta fase, todos os animais, independentes de idade e sexo, devem receber a imunização e, para adquirir a vacina basta o produtor comparecer ao estabelecimento autorizado, munido de carteira de identidade e CPF.

A febre aftosa é uma doença infecciosa que causa febre, seguida pelo aparecimento de aftas principalmente na boca e nos pés dos animais de cascos fendidos: bovinos, bubalinos, caprinos, ovinos e suínos.

Para a comprovação a imunização do rebanho é necessário preencher o formulário de declaração de vacinação, também conhecido como “carta aviso de vacinação” no site do IMA, há opção também a opção de declarar a vacinação no escritório do IMA, neste caso, será necessário imprimir o formulário e preencher com os dados do rebanho (números de bovinos e bubalinos existentes na propriedade e os animais imunizados por idade e sexo).

É importante ficar atento sobre a obrigatoriedade da vacinação, o produtor que deixar de imunizar seu plantel, será penalizado com multa de R$ 68,07 por animal não vacinado.

Passo a passo para a vacinação correta

Para vacinar o rebanho corretamente, o produtor deve, em primeiro lugar, comprar as vacinas somente em lojas autorizadas. É importante notar se os medicamentos então na temperatura ideal, entre 2º C e 8º C, e, no momento do transporte, deve ser utilizada uma caixa térmica, com três partes de gelo para uma vacina. O remédio deve permanecer no gelo até a aplicação, conforme orientação do IMA.

A vacinação deve ser realizada, de preferência, na hora mais fresca do dia. Durante a vacinação, o produtor deve manter a seringa na caixa térmica e usar agulhas novas, adequadas e limpas. Para vacinar, é preciso agitar o frasco e aplicar a dosagem de 5 ml para cada animal.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *