Novas trilhas facilitam acesso a cachoeiras em parques mineiros geridos pelo IEF

Obras de readequação garantem aos turistas mais segurança e infraestrutura para chegar às cachoeiras do Tabuleiro e Rabo de Cavalo, dois dos principais atrativos turísticos de Minas Gerais

Dois dos mais importantes atrativos turísticos de Minas Gerais ganharam novas estruturas de acesso, o que vai facilitar a chegada de visitantes às cachoeiras de Tabuleiro e Rabo de Cavalo, no Parque Estadual da Serra do Intendente, em Conceição do Mato Dentro.

Na unidade de conservação localizada na Região Central de Minas Gerais, os turistas contam agora com escadas, corrimãos e pontes nos trechos de difícil acesso do percurso até as quedas d’água.

Acessos receberam escadas e corrimãos – Crédito: Divulgação/IEF

As estruturas foram inauguradas no último dia 20 de dezembro, em solenidade que marcou também o retorno da visitação à Cachoeira de Tabuleiro. O ponto turístico estava com acesso fechado desde maio deste ano para a realização de obras de readequação das trilhas.

O acesso à cachoeira Rabo de Cavalo já existia, mas foi reestruturado e entregue ao público em julho deste ano.

As mudanças nas duas trilhas buscam dar mais segurança a quem visita as cachoeiras, além de melhorar questões relacionadas à localização dos pontos de visita. Para isso, foram instalados corrimãos, pontes, escadas e placas, além de ter sido refeita toda a drenagem dos principais pontos do terreno.

“As novas estruturas permitem melhor acessibilidade e maior segurança aos visitantes. O projeto de readequação tem também sinalização, com informações sobre fauna, flora e geologia do local”, afirma a analista ambiental do Instituto Estadual de Florestas (IEF), Cristiane Froes, que é responsável pelo acompanhamento do projeto de trilhas da reserva ambiental.

A recuperação das trilhas é fruto da parceria entre IEF, Prefeitura de Conceição de Mato Dentro e a mineradora Anglo American. Os recursos investidos no projeto – cerca de R$ 1 milhão – são provenientes de condicionantes estabelecidas no licenciamento ambiental de empreendimento Minas-Rio, da empresa, na região.

Tabuleiro

O Parque Estadual da Serra do Intendente está localizado no distrito de Tabuleiro, no município de Conceição do Mato Dentro, na Região Central de Minas, a cerca de 260 quilômetros de Belo Horizonte.

Tabuleiro é a maior cachoeira do estado, com 273 metros de altura, e a terceira maior do país. O primeiro lugar nacional é ocupado pela cachoeira do Aracá, no Amazonas, com 365 metros, e, em segundo lugar fica a cachoeira da Fumaça, na Bahia, com 340 metros.

Mirante com vista para a cachoeira do Tabuleiro – Crédito: Divulgação/IEF

Juntamente com o Parque Nacional da Serra do Cipó e a Área de Proteção Ambiental (APA) do Morro da Pedreira, o Parque Estadual da Serra do Intendente forma um conjunto de unidades de conservação inseridas na Serra do Espinhaço. A cordilheira é reconhecida pela Organização das Nações Unidas (ONU), desde 2005, como Reserva Mundial da Biosfera.

A unidade de conservação Serra do Intendente é um dos 39 parques estaduais do Governo de Minas Gerais, administrados pelo IEF, que garantem a proteção de 500 mil hectares nos três biomas encontrados no estado: caatinga, cerrado e mata atlântica.

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *